Blog Paraná Decor

DICAS PARA USAR TAPETES NA DECORAÇÃO09/04/2018



Para compor uma boa decoração é importante que todos os elementos gerem harmonia e se complementem. Os tapetes fornecem aconchego e conforto ao ambiente, são muito indicados por decoradores. Mas escolher um tapete não é tarefa simples.
Um tapete delimita os ambientes e facilita o trabalho na hora de posicionar os móveis. Além disso, ele tem o poder de levar personalidade e alegria ao ambiente sem precisar de muitos recursos. Por isso é preciso penar no tipo de tapete de acordo com o uso e a necessidade dele no ambiente. 
Pensando nisso, preparamos algumas dicas que te ajudarão a escolher o tapete certo para tua casa!
FORMATO
Vivemos em épocas de liberdade na decoração, por isso não há regras quanto ao formato do tapete. Em ambientes clássicos, opte por modelos quadrados. Se deseja ousar um pouco, prefira um tapete redondo ou com um tamanho menor, chamando a atenção para a peça.
TAMANHO
O tapete delimita o ambiente, mostrando visualmente onde começa e termina o cômodo. No caso das salas, o tapete deve estar cerca de 20 cm abaixo dos móveis. No caso de corredores onde não tem móveis, o tapete deve preservar uns 20 cm do piso existente em todos os lados.
ESPESSURA
É totalmente desconfortável caminhar e tropeçar no tapete devido a sua espessura. A dica é usar modelos com espessura mais baixa em lugares de circulação. Já onde ficaremos mais tempo sentados e não caminharemos muito, os modelos com espessura mais alta são os mais indicados. 
CORES E DESENHOS
Antes de comprar o tapete, pense no conjunto de estampa, cores e texturas que já existem na decoração. Os modelos com desenhos e cores marcantes são como obras de arte, determinando a personalidade do ambiente, e assim se deve ter cuidado para usar móveis mais leves. Já os modelos mais rústicos ou com desenhos suaves podem ser usados com mais tranquilidade.
Outro ponto a pensar é que as cores interferem no tamanho do ambiente. Os tons escuros diminuem o local, e devem ser usados em lugares amplos e com decoração moderna. Cores neutras vão bem em todos os ambientes. Já os coloridos levam vida ao ambiente, mas pedem móveis neutros. 
MATERIAL
Os tapetes podem ser de acrílico, lã, couro, fibra sintética ou poliéster. Os tapetes de lã são mais macios e duráveis. Os tapetes de acrílicos imitam bem a textura dos modelos de lã e é uma opção mais econômica. Os tapetes de poliéster são mais conhecidos por serem brilhantes e felpudos. Os tapetes de couro ou de fibras sintéticas são indicados para quem tem algum tipo de alergia.
Agora que já sabe as principais dicas, se delicie decorando a casa com tapetes!
 

Leia também




Comentários

Instagram